Na crise não cruze os braços; cruze as informações e siga em frente!

Untitled-1Estamos nos primeiros dias de 2016 e aumenta a expectativa negativa com relação ao cenário econômico nacional. Um recente relatório divulgado pela DEXI Marketing LTDA. revela um ano ainda
muito difícil, com alta do dólar, inflação e juros, além da crise moral que assola o nosso país há algum tempo. O crescimento do desemprego é uma realidade presente desde a baixa da indústria automotiva, iniciada em 2014 e intensificada no decorrer de 2015. Indicadores como 14,75% ao ano para a taxa de juros, queda de 2,99% do PIB e inflação de 6,93% nos acompanharão no decorrer desse ano, segundo pesquisa realizada pelo Banco Central.

Mas o que fazer em um momento como esse?

Tenho dito que 2016 é o ano de trabalhar o dobro, economizar o triplo e investir apenas nas coisas que trarão, de fato, retorno positivo. Capacitação, engajamento e foco são palavras de ordem. É preciso estar atento às informações – em tempos de crise o consumidor muda o seu comportamento e se adapta quase que naturalmente, gerando oportunidades no mercado, muitas vezes, ainda pouco exploradas, como também ampliando a demanda em setores já existentes.

O Franchising é um exemplo de setor que mais se destaca nesse período, fechando o ano de 2015 com um crescimento acima de 11%. A segurança apresentada ao investidor, que busca apostar as suas fichas em algo consolidado, com modelo de negócio já testado, além de todo o suporte oferecido pelo franqueador, explicam esses números. Quanto mais escassos são os recursos, menores devem ser os riscos, o que justifica o crescimento do setor.

A “parte boa da crise” é que as empresas trabalharão ainda mais forte a otimização de recursos, focadas em fazer cada vez mais com menos. Depois do período de retração da economia teremos no mercado empresas mais consolidadas e profissionalizadas.

Portanto, diante das dificuldades, não cruze os braços! Esteja atento às oportunidades e siga em frente!

 

 

Lúcio Teixeira

Consultor da HM Varejo e Franchising

Os comentários estão fechados.